- Paróquia Sant'Ana de Campinas - https://santanadecampinas.org.br -

Traduzida para o árabe a Guia para a Celebração do Tempo da Criação

O objetivo é permitir que todos aqueles que o desejarem possam participar ativamente do Oriente Médio à iniciativa que se realizará de 1º de setembro a 4 de outubro.

O Conselho das Igrejas do Oriente Médio (Mecc) publicou em árabe a “Guia para a Celebração” do Tempo da Criação 2021 que se realizará de 1º de setembro a 4 de outubro. O objetivo é permitir que aqueles que querem aderir e aos cristãos do Oriente Médio uma participação mais ativa. Este ano o tema da iniciativa, que começou em 1989 e com a qual “a família cristã celebra o bom dom da criação”, é “Uma casa para todos? Renovar o Oikos de Deus”.

“A família cristã se reúne para esta celebração mundial de oração e ação para proteger nossa casa comum, lê-se na introdução do Comitê diretivo do Tempo da Criação, do qual o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral é membro. Como seguidores de Cristo em todo o mundo, compartilhamos o papel comum de sermos custódios da criação de Deus”.

Trabalho comum para uma nova maneira de ler a Escritura

Os líderes religiosos do Comitê diretivo do Tempo da Criação explicam que trabalhar juntos pode desenvolver “uma nova maneira de ver a Escritura, a vida e a Terra” no Oikos de Deus e fazer “adquirir sabedoria dos incontáveis irmãos e irmãs que ajudam todos a renovar nosso mundo como uma amada comunidade mundial interconectada e interdependente”. Mas advertem que o Oikos, a “casa para todos”, “está agora em perigo por causa da ganância, exploração, desrespeito, desconexão e degradação sistemática”, que “toda a criação ainda está gritando” e que “hoje apenas fragmentos da consciência humana reconhecem que Deus age para restaurar e curar a Terra”.

“Nossa fundamental interconexão foi, na melhor das hipóteses, esquecida e, na pior, deliberadamente negada”, acrescentam os líderes religiosos. É nossa esperança e oração que possamos mais uma vez nos tornar esta amada comunidade de discipulado intencional. Ao apresentar a guia em árabe para o Tempo da Criação, o Mecc especifica que os textos da guia são uma ajuda para conhecer mais sobre a iniciativa ecumênica e planejar a celebração, e que recursos adicionais, incluindo webinars e encontros de oração, estão online.

FONTE: VATICAN NEWS