Notícias da paróquia › 21/02/2020

Quarta-Feira de Cinzas

cinzasNesta próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, acontece a missa de Cinzas. Com a celebração da quarta-feira de Cinzas  tem início na vida da Igreja  o tempo da Quaresma, tempo de conversão e preparação dos cristãos para a celebração do Mistério Pascal de Cristo.

Podendo também ser designada por Dia das Cinzas é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, onde através do Jejum, da Caridade e da Oração, o cristão é chamado a recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

As cinzas utilizadas na celebração provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o presidente da celebração utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja Católica recomenda aos fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne, no qual o propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus.

As missas acontecerão em 3 setores na paróquia sendo:

20:00hs na Comunidade Matriz com a participação das comunidades Santa Clara e São José Operário;

20:00hs na Comunidade Santa Teresinha com a participação da comunidade Santo André;

20:00hs na Comunidade Sagrada Família e São João Batista com participação da comunidade Nossa Sra da Consolação.

Veja o cartaz da programação da missa de cinzas.