Podemos nos tornar terreno fértil para a Palavra de Deus

“Deus espalha a semente por toda a parte com generosidade. Assim é o coração de Deus! Cada um de nós é um solo onde cai a semente da Palavra, ninguém é excluído”.

Abaixo as palavras do Papa Francisco no Angelus deste domingo 12 de julho

“Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No evangelho deste domingo (cf. Mt 13,1-23), Jesus conta a grande multidão a parábola, que todos sabemos bem, do semeador, que lança a semente em quatro tipos diferentes de terreno. A Palavra de Deus, representada pelas sementes, não é uma Palavra abstrata, mas é o próprio Cristo, a Palavra do Pai que encarnou no ventre de Maria. Portanto, acolher a Palavra de Deus significa acolher a pessoa de Cristo, o mesmo Cristo.

Existem diferentes maneiras de receber a Palavra de Deus. Podemos fazer isso como um caminho, onde os pássaros imediatamente vêm e comem as sementes. Isso seria distração, um grande perigo para o nosso tempo. Assediado por tantas fofocas, por tantas ideologias, pelas possibilidades contínuas de se distrair dentro e fora de casa, você pode perder o gosto do silêncio, da reclusão, do diálogo com o Senhor, ao ponto de arriscar perder a fé, não aceitar a Palavra de Deus. Estamos vendo tudo, distraídos por tudo, por coisas mundanas.

Outra possibilidade: podemos acolher a Palavra de Deus como solos, com pouca terra. Lá, a semente brota imediatamente, mas também seca rapidamente, porque não pode enraizar-se profundamente. É a imagem daqueles que acolhem a Palavra de Deus com entusiasmo momentâneo, mas que permanecem superficiais, não assimilam a Palavra de Deus. E assim, diante da primeira dificuldade, pensemos no sofrimento, um distúrbio da vida, que a fé ainda fraca se dissolve, como a semente que cai no meio das pedras seca.

Também podemos, em uma terceira possibilidade sobre a qual Jesus fala na parábola, aceitar a Palavra de Deus como uma terra onde crescem arbustos espinhosos. E os espinhos são a decepção da riqueza, do sucesso, das preocupações mundanas … Aí a Palavra cresce um pouco, mas sufoca, não é forte, morre ou não dá frutos.

Finalmente na quarta possibilidade, podemos recebê-lo como o bom terreno. Aqui, e somente aqui, a semente cria raízes e dá frutos. A semente que cai neste terreno fértil representa aqueles que ouvem a Palavra, a aceitam, a mantêm em seus corações e a colocam em prática em sua vida cotidiana.

A parábola do semeador é um pouco a “mãe” de todas as parábolas, porque fala em ouvir a Palavra. Isso nos lembra que a Palavra de Deus é uma semente que por si só é frutífera e eficaz; e Deus a espalha em todos os lugares com generosidade, não importa o desperdício. Este é o coração de Deus! Cada um de nós é um terreno sobre o qual a semente da Palavra cai, sem excluir ninguém! A Palavra é dada a cada um de nós. Podemos nos perguntar: que tipo de terreno eu sou? Pareço a estrada, os seixos, o mato? Mas, se quisermos, podemos nos tornar uma boa terra, cuidadosamente cultivada e cultivada, para amadurecer a semente da Palavra. Já está presente em nossos corações, mas fazê-lo dar frutos depende de nós, depende das boas-vindas que reservamos para essa semente. Muitas vezes somos distraídos por muitos interesses, por muitas reivindicações, e é difícil distinguir, entre tantas vozes e tantas palavras, a do Senhor, o único que nos liberta. É por isso que é importante se acostumar a ouvir a Palavra de Deus, a lê-la. E volto, mais uma vez, a esse conselho: sempre leve consigo um pequeno Evangelho, uma edição de bolso do Evangelho, no seu bolso, na sua bolsa … E então, leia um fragmento todos os dias, para que você esteja acostumado a ler o livro. Palavra de Deus, e entenda bem qual é a semente que Deus lhe oferece e pense com que terra eu a recebo.

A Virgem Maria, modelo perfeito de solo bom e fértil, ajuda-nos, com sua oração, a tornar-se terra disponível sem espinhos ou pedras, para que possamos dar bons frutos para nós e nossos irmãos.”

 

Fonte e Foto: Site Vaticano e Vatican News