logo

Paróquia Sant'Ana

Pastoral da Juventude

Pastoral da Juventude é a ação organizada dos jovens que são Igreja articulados à partir dos Grupos de Jovens, Paróquias, Foranias, Dioceses, Regionais e Nacional, São Jovens evangelizando outros Jovens em comunhão com toda a Igreja, junto com seus pastores e com a comunidade, para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens, a fim de que se transformem em homens novos e mulheres novas e agentes de construção da Nova Sociedade, guiados pelos critérios evangélicos. É ação global, coordenada e oficial da Igreja no meio da juventude, animada pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em profunda sintonia com os objetivos, as prioridades e as orientações das nossas Dioceses.

Os “Movimentos” ou outras associações eclesiais de jovens podem ser instrumentos de uma Pastoral Orgânica de Juventude, na medida em que assumem aquelas diretrizes e se integrem na Pastoral de Conjunto das Dioceses onde atuam.

A PJ faz opção pelo segmento a Jesus Cristo e seu projeto, assumindo a opção preferencial pelos pobres, o protagonismo juvenil na construção do novo homem e nova mulher, novas relações com a terra, com as pessoas, com os bens materiais, assumindo valores que expressam o Reino de Deus.

Se diz Pastoral “DA” Juventude e não “DE” Juventude. Se fosse de Juventude, seriam os outros: padres, religiosos(as), adultos e leigos, trabalhando para os jovens. Ou seja não seríamos sujeitos de nossa história. Mas sendo Pastoral da Juventude significa dizer que o compromisso primeiro de fazer o que Jesus fez no meio da juventude, é do jovem. ” É o jovem evangelizando o próprio jovem”! PASTORAL DA JUVENTUDE é tempo de descoberta pessoal, grupal e da sociedade. O jovem começa a ouvir, ver e sentir toda a realidade que o envolve que faz parte dele. Sente, então, o apelo de Deus e tenta dar uma resposta, percebe que o grupo de jovens tem de avançar. Já não se pode ficar só na reflexão e oração. É necessário partir para a AÇÃO. Estamos atendendo o chamado de Deus!!!

Coordenadora Paroquial: Andreza Soares

Página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/PaFiEs/