Notícias da paróquia › 19/05/2020

Padre Jonas Celebra 10 Anos de Ordenação Sacerdotal

Padre Jonas Celebra 10 Anos de Ordenação Sacerdotal

No próximo dia 22 de maio o pároco padre Jonas celebra 10 anos de Ordenação Sacerdotal. 

Padre Jonas foi Ordenado Sacerdote no dia 22 de maio de 2010 na igreja matriz da paróquia Santo Cura D’ars por imposição das mãos de Dom Bruno Gamberini (in memoriam).

Biografia:

Padre Jonas Barbosa da Silva nasceu em Campinas, no dia 28 de novembro de 1978, filho de Salvador Barbosa da Silva (Vadô) e Sandra Aparecida da Silva que atuaram como agentes de pastoral da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar e tem 01 irmã que se chama Juliana.

Antes de formação para o sarcedócio Padre Jonas se formou em Técnico de Administração de Empresas pelo Colégio Cyro de Barros Rezende, de Valinhos, e fez graduação em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas (2001). Trabalhou desde os 13 anos de idade como office-boy e posteriormente como Estagiário e Analista de Sistemas na Universidade de Campinas (UNICAMP), Quest Internatinal (Vinhedo), Colégio Notre Dame de Campinas, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Campinas) e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD – Telebrás)

Desde a juventude atuou como Agente de Pastoral na Matriz da Paróquia Santo Cura D’Ars, como Catequista do Sacramento da Crisma, Grupo de Jovens e Ministro Extraordinário da Eucaristia. Foi membro da coordenação da antiga Colegiada de Pastoral da Região Sul e Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, representando a Forania Nossa Senhora Aparecida. Como membro da CAPJ, colaborou na elaboração e coordenação do Dia da Juventude realizado no 14º Congresso Eucarístico Nacional, em 2001, e na realização da Jornada da Confiança com os irmãos de Taizé, realizada no ano de 2002. Em ano de 2008 representou os seminaristas da Arquidiocese na Jornada Mundial da Juventude realizada em Sydney, Austrália.

Após o período de discernimento vocacional ingressou no Seminário no ano de 2002 e exerceu estágio pastoral nas Paróquias Santo Cura D’Ars (Campinas), Santa Inês (Campinas), Sagrado Coração de Jesus (Paulínia), Santos Apóstolos (Campinas) e Nossa Senhora da Paz (Campinas). Cursou Filosofia até 2005 e posteriormente Teologia que concluiu em 2009. Padre Jonas também fez parte da equipe dinamizadora do 7º Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese. Foi ordenado Diácono no dia 20 de dezembro de 2009, por Dom Bruno Gamberini, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas sendo nomeado para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sumaré para o exercício do ministério Diaconal.

Foi ordenado Presbítero da Arquidiocese de Campinas no dia 22 de maio de 2010, dia de Santa Rita de Cássia e na época Sábado da Vigília de Pentecostes, pelas mãos de Dom Bruno Gamberini na Matriz de Santo Cura D’Ars, em Campinas onde escolheu como Lema de sua Ordenação “Também eu fui Alcançado pelo Senhor Jesus Cristo” (Fl 3, 12)

Após a Ordenação foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Santa Teresinha, em Sumaré e Assessor da Área Pastoral Juventude.No dia 05 de janeiro de 2011 foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Santa Clara, em Sumaré, e em 2013 foi nomeado pároco da mesma paróquia, onde permaneceu até 05 de março de 2017. Em 10 de novembro de 2017 foi nomeado por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, como Pároco da Paróquia Sant’Ana, em Campinas, com Posse Canônica em 03 de dezembro do mesmo ano. No dia 29 de novembro de 2019 foi nomeado Reitor do Seminário Imaculada de Teologia, por Dom João Inácio Müller.

A missa em Ação de Graças pelos 10 anos de Ordenação Sacerdotal do padre Jonas acontecerá no próximo dia 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, na Igreja Santa Rita de Cássia e será transmitida pela página da paróquia Santa Rita no Facebook https://www.facebook.com/santaritacampinas. Em vista do isolamento social as felicitações para o padre Jonas poderão ser encaminhadas através do email secretaria@santanadecampinas.org.br ou através da página da paróquia no Facebook que é https://www.facebook.com/santanadecampinas.

Abaixo apresentamos 2 vídeos sendo um sobre o momento da Ordenação e outro uma entrevista sobre o testemunho vocacional.

FONTE: Site e Canal Youtube da Arquidiocese de Campinas