Notícias da paróquia › 26/03/2020

Orientações da Igreja para a Semana Santa

Em vista da pandemia do Covid-19 que assola a todo o mundo a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano emitiu no ultimo dia 19 de março o Decreto intitulado “Em Tempo de Covid-19”. Este decreto orienta a Igreja de todo mundo de como celebrar as festividades da Páscoa que se aproxima.

Com a tradução realizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o Decreto salienta que “Os Bispos darão indicações, de acordo com a Conferência Episcopal, para que na Igreja Catedral e nas Igrejas paroquiais, mesmo sem a participação dos fiéis, o bispo e os párocos celebrem os mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal, avisando os fiéis da hora de início de modo a que se possam unir em oração nas respectivas habitações. Neste caso são uma ajuda os meios de comunicação por telas ao vivo, não gravada”.

Na Arquidiocese de Campinas o Arcebispo Metropolitano Dom João Inácio Müller emitiu uma Orientação para todas as paróquias e comunidades de como se dará a Semana Santa, uma vez que, por causa da pandemia do Covid-19, até este período as pessoas deverão estar distantes uma das outras em vista da restrição social e aglomerações conforme determinação do governo do Estado e dos Municípios que abrangem a Arquidiocese de Campinas.

O pároco padre Jonas visando preservar aos paroquianos e em especial aos idosos e doentes, que na vida da paróquia são em um número elevado, determinou que seguirá as orientações da Arquidiocese onde as principais missas e celebrações, sobretudo do Tríduo Pascal, acontecerão de forma interna, como já vem acontecendo com as missas dominicais, a partir do Seminário Maior Imaculada Conceição – Teologia. As missas e celebrações serão, na medida do possível, transmitidas através do faceboock. Padre Jonas pede a divulgação para que haja a maior participação possível de todos os paroquianos. “É uma forma de estarmos em comunhão e juntos pela oração”, afirma padre Jonas.

Na missa da Vigília Pascal será aceso o Círio Pascal de todas as comunidades onde pelo Fogo da Ressurreição brilhe a luz de Cristo na vida da paróquia e da humanidade, lembrou padre Jonas.

Maiores informações serão colocadas aqui no Site Paroquial e poderão ser obtidas pelo e-mail secretaria@santanadecampinas.org.br ou no whatsapp paroquial que é (19) 99448-2367

Confira aqui o Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano.

Confira aqui as Orientações de Dom João Inácio para a Arquidiocese de Campinas.