logo

Paróquia Sant'Ana

Missa e Posse de Dom Airton José dos Santos

Dom Odilo e Dom Airton José

Neste domingo, 15 de abril, onde a Igreja em sua liturgia celebrou o 2º Domingo da Páscoa, também chamado como Domingo da Divina Misericórdia, aconteceu na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora a posse canônica de Dom Airton José dos Santos como novo Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Dom Airton José dos Santos torna-se o 7º Bispo e 5º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, sucedendo Dom João Batista Corrêa Nery (1908-1920); Dom Francisco de Campos Barreto (1920-1941); Dom Paulo de Tarso Campos (1941-1968); Dom Antônio Maria Alves de Siqueira (1968-1982); Dom Gilberto Pereira Lopes (1982- 2004); e Dom Bruno Gamberini (2004-2011)

Rito de Posse

A celebração teve Dom Odilo Pedro Scherer como presidente inicial da celebração. Após a saudação aos presentes na celebração, Dom Odilo pediu para que fosse lida a Bula de Nomeação de Dom Airton. A leitura foi realizada pelo Cônego Jerônimo Furian, reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo e secretário do Cabido Metropolitano.

Após a leitura da nomeação padre Julio César Calusni, chanceler da Arquidiocese, fez a leitura da Ata de Posse que foi assinada por Dom Airton José dos Santos e referendada pelos cardeais Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Raimundo Damasceno Assis, Dom Claudio Humes e pelo Arcebispo Emérito Dom Gilberto Pereira Lopes.

Em seguida da leitura dos documentos pontifícios, Dom Odilo juntamente com Dom Gilberto, fizeram a entrega do Báculo Arquidiocesano convidando Dom Airton a assumir a Cátedra como novo Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Já na condição de Arcebispo Metropolitano, Dom Airton passou a presidir a celebração, e recebeu a saudação por parte do representante dos Leigos e Leigas, dos Religiosos e Religiosas e por parte do clero Arquidiocesano. Em todas as falas foi realçada a importância do trabalho orgânico em comunhão com o Bispo em vista de uma Igreja que se Renova, que Acolhe e realiza o Serviço Solidário.

Homilia

Em sua primeira homilia Dom Airton ressaltou a importância da Arquidiocese de Campinas e a responsabilidade que será dirigi-la. Ressaltou que a Igreja é missionária por natureza e conclamada a proclamar a paz do ressuscitado como lembra o Evangelho.

Saudações

Dom Airton recebeu as saudações do prefeito de Campinas Dr. Pedro Seraphim Junior, que falou em nome dos 09 prefeitos das cidades que compõe a Arquidiocese de Campinas. Em seguida recebeu a saudação da Deputada Estadual Célia Leão que representava o Governador Geraldo Alckmin.

Nomeações

Ao final da celebração, por meio da leitura de seu primeiro Decreto como Arcebispo, Dom Airton confirmou os cargos e ofícios desempenhados até então na Arquidiocese, mantendo a estrutura eclesial, onde os referidos coordenadores de pastorais e comissões, regiões episcopais, párocos permanecem a frente dos serviços que vêm realizando. No mesmo ato Dom Airton nomeou ao Monsenhor João Luiz Fávero e a Dom Gilberto Pereira Lopes como Vigários Gerais da Arquidiocese.

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp
Share on print