Notícias da paróquia › 30/04/2016

|Entrevista| Fernando Rodrigues fala sobre a Catequese de Adultos

A Iniciação Cristã de Adultos é um processo através do qual a pessoa é inserida no mistério de Cristo,pascom santana (1)
morto e ressuscitado, se torna discípula de Cristo e em seguida é admitida aos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia.

As inscrições para a Catequese de Adultos estão abertas e o coordenador Fernando Rodrigues deu uma entrevista especial para PasCom Sant’Ana explicando com mais detalhes as informações.

 

Quanto tempo demora o curso? (1 ano ou 2?)

A catequese neste novo método leva o período de 1 ano. Tudo varia de acordo com a data em que o arcebispo marcar o Crisma, podendo, assim, ter alterações.

 

Onde é realizada a Catequese? (Só na Matriz ou em todas as comunidades?) 

A catequese de adulto acontece no âmbito paroquial, ou seja, envolve todas as comunidades numa só catequese (turma).  Para cada ano o trabalho é desenvolvido conforme àquelas pessoas que nos procuram e devido também às necessidades que se encontram nas visitas e avaliações feitas dos anos anteriores.

Nosso objetivo é que mais para frente possam ser formados grupos de catequese de adultos em cada comunidade, para favorecer a todos os que nos procuram. No entanto, devido a dificuldade de divulgação das comunidades  e, sobretudo,  a perseverança dos que nos procuram, achou-se por bem manter ainda um único grupo contemplando todas as comunidades.

Deste modo, no momento os encontros são realizados apenas na MATRIZ. Mas também já fizemos a experiência de fazer na comunidade Sagrada Família e São João (Vila Gênesis), por ser uma comunidade que ainda não tem muitas pastorais e, claro,  com o intuito de despertar nos catequizandos o gosto por uma pastoral e poder assim fazer desenvolver a comunidade.

 

Qual o dia e horário dos encontros?

Tanto o local como o horário depende dos que nos procuram. Sempre fizemos aos SÁBADOS, das 16h às 17h30. Convidando os que fazem a catequese a participarem da MISSA que logo após o encontro. Mas este ano, por exemplo, fizemos das 17h0 as 18h30 devido o horário de missa na comunidade Sagrada Família ser mais tarde e, também, devido ao calor. Afinal, no fim da tarde é sempre mais fresco.

É semanal ou quinzenal?

Como a catequese de adultos diferenciada das demais catequeses de jovens e crianças, optamos juntamente com os catequizandos fazer quinzenalmente, por dois motivos: primeiro por se tratar de adultos e todos trabalharem  e segundo por termos mais tempo de nos organizarmos na preparação dos encontros. Mas pode acontecer de vir a ser semanalmente em alguns meses devido a preparação e a data do CRISMA ser antecipada e assim termos que antecipar os conteúdos.

 

Destaco aqui que a catequese de adulto é VIVENCIAL e não apenas uma aplicação de conteúdo em encontros diversos. Todo encontro exige a participação frequente e assídua, mas antes de mais nada se avalia o interesse de quem busca pelos sacramentos e assim se coloca numa ligação com a LITURGIA e demais atividades pastorais da paróquia.

Atenção! Os encontros da Catequese de Adultos são idealizados conforme a necessidade do grupo, podendo assim, variar a o dia da semana, hora e local.

Para mais informações: 3256.4546