Highslide for Wordpress Plugin

Artigos, Notícias › 24/12/2017

Como estamos nos preparando para ouvir a voz do Senhor

#TheVoiceJuventude

Virado para a plateia, os jurados escutam atentamente a voz do artista sem o ver. Voz esta que penetra no mais profundo dos sentidos trazendo à tona a emoção, voz que cativa, que vai além de sua vibração sonora, que chama a atenção e curiosidade em descobrir a quem pertence esta voz que toca a alma e o coração, e comovidos os jurados decidem virar.

O The Voice Brasil é um show de talentos produzido e exibido pela Rede Globo, é uma versão do formato original holandês The Voice of Holand, criando por John de Mol, e diferente dos outros shows de talentos o programa possui algumas peculiaridades que o torna original.

Este show de talentos apresentado pela televisão brasileira é capaz de convoca milhões de pessoas dentro e fora do país, me faz pensar na particularidade deste tempo em que a Igreja presente em todo mundo convida cada cristão a despertar e alegrar-se com a chegada do Deus Conosco o “Emanuel”. Neste tempo do Advento nós cristãos somos chamados a encontrar e escutar a voz de Deus, nos acontecimentos do cotidiano de maneira nova e diferente sem cair na mesmice.

O Advento é tempo da Juventude  colocar-se a escuta e a procura da Voz do Menino Deus, seja através da Palavra, da liturgia, da oração, do silêncio, da  contemplação do presépio ou dos sinais que acompanha neste tempo.

É neles que podemos descobrir e encontrar a força que necessitamos para mover nossa vida. Contudo, a voz de Deus não é uma voz qualquer, “as minhas ovelhas conhecem minha voz” (cf. Jo 10,11); esta é a voz que faz a diferença: ela des-vela e re-vela, é uma voz que nos move a  ser peregrinos em direção às regiões desconhecidas do nosso próprio interior.

Os jovens precisam ficar espertos diante das palavras que adormecem o espírito, do palavreado rotineiro que não fazem nascer esperança, das palavras que não conseguem atingir o centro de nossas vidas. Há vozes que ressoam em nós como brisa suave e outras que criam armadilhas, por isto, é importante que a sua voz entre em sintonia com a voz do Cristo que fala dentro de você, … ouçam desde dentro…, pois até pelos meandros do coração transita o Espírito de Deus, que ora grita, ora sussurra.

No próximo ano a Igreja realiza o Sínodo da Juventude com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, através dos jovens a Igreja poderá ouvir a voz do Senhor que ressoa inclusive nos dias de hoje, e assim como Samuel (cf. 1 Sm 3,1-21) e Jeremias (cf. Jr 1,4-10), existem jovens que com sua sensibilidade vislumbra sinais apontados pelo Espírito.

O Papa Francisco faz um apelo para que a Juventude escute mutuamente a voz do Senhor neste contexto global que hoje nos fala, busquemos renovar nossa disposição interior de escuta, não tenhamos medo de escuta seu Espírito que motiva cada jovem a fazer escolhas corajosas e assumir risco quando Jesus pedir.

“Há um tempo para cada coisa”, (cf. Ecle 3) talvez esta seja a oportunidade para a Juventude  fazer ressoar esta voz na sociedade, nas nossas comunidades e em nossos pastores.  Este é um bom motivo para mover a consciência adormecida de nossa sociedade, atreva-te Juventude a enfrentar a vida como mais esperança e confiança, “na Igreja todos somos chamados a ser microfones de Deus, mas a voz que as pessoas tem de escutar é a de Deus”.

Ana Maria Rosa Caparelli

Irmãs de Nossa senhora da Consolação