Highslide for Wordpress Plugin

Buscar e encontrar a Deus

Um princípio da mística dos padres do Deserto é de esvaziar a mente e o coração para deixar Deus habitar. Mas, ao pensar nisso provavelmente a maioria dos cristão católicos imagina ser algo estranho e impossível.

Nas tradições orientais acredita que o mal não quer a mente vazia, por isso a povoa com vários pensamentos gerando angustia e desolação para desiquilibrar o ser. Com o desiquilíbrio a pessoa se afasta de sua essência.

Esse pensamento nos diz muito, pois na pratica cristã devemos esvaziar nossos pensamentos para que Deus possa habitar em nós. Deixar lugar para que Ele habite em nós.

A oração do coração ensina que devemos ser extremamente simples para aprofundar os mistérios da contemplação. Nenhum conhecimento ou formação especializada é necessária para iniciar a Oração de Jesus. Basta começar. Comece a pronunciá-la com adoração e amor. Apegue-se a ela. Repita-a devagar, suave e silenciosamente.
“Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim”. Ou podemos dizer ainda: “…tende misericórdia de mim”. A fórmula verbal pode ser encurtada: “Jesus, tem piedade de mim”, ou “Senhor Jesus”, ou “Jesus, tem misericórdia” ou até mesmo “Jesus” apenas. O único elemento essencial e invariável é a inclusão do nome divino “Jesus”. Cada um é livre para descobrir através da experiência pessoal a forma particular de palavras que corresponde melhor às suas necessidades e toca mais fundo ao seu coração.

“Orai sem cessar”, São Paulo insiste (I Ts. 5:17): mas como isso é possível, uma vez que temos muitas outras coisas para fazer também?

A Oração de Jesus, quando pela repetição, torna-se frequente e habitual, nos ajuda a permanecer na presença de Deus onde quer que estejamos, não só na capela ou na solidão, mas na cozinha, na fábrica, no escritório, ou no carro. E, novamente, a simplicidade da oração e suas poucas palavras a torna muito acessível em tempo de trabalho, especialmente o trabalho manual.
Pratique, deixe seu coração bater no ritmo da oração e quando menos perceber verá que Jesus está em você, ao seu lado e com você.

 

Sandra Marques

Jornalista, Ministra da Eucarístia e Inaciana