Notícias da paróquia › 16/07/2020

1º Dia da Novena: pelos avós, idosos e viúvos

NOVENA DA PADROEIRA SANT’ANA 2020

1º dia da novena – 17 de julho 

Intenções: pelos avós, idosos e viúvos

Primeiro dia da Novena de Sant'Ana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INICIE A NOVENA COM O SINAL DA CRUZ

LEITURA DO SALMO 91, 13-16

O justo crescerá como palmeira, como cedro do Líbano se elevará; plantados na casa do Senhor, crescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão frutos, serão cheios de seiva e verdejantes, para anunciar quão reto é o Senhor: meu rochedo, nele não há justiça. 

REFLEXÃO INICIAL

Ana foi abençoada e predestinada por Deus para uma das maternidades mais notáveis da história da humanidade, foi mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Nascida da linhagem de Davi, ela foi chamada pelo glorioso nome de Ana, que significa “graça”, pois estava predestinada a ser a mãe de Maria.  Crescendo cheio de graça, idade e sabedoria perante a Deus e aos homens, casou-se conforme os costumes da época com Joaquim, homem também muito dedicado.

DE SÃO JOÃO PAULO II AOS IDOSOS

A comunidade cristã pode receber muito da serena presença dos que têm muitos anos de idade. Em quantas famílias os netinhos recebem dos avós os primeiros rudimentos da fé! Quantos encontram compreensão e conforto em pessoas anciãs sós ou doentes, mas capazes de infundir coragem pelo conselho bondoso, a oração silenciosa, o testemunho do sofrimento acolhido com paciente abandono! Justamente quando as energias vêm a faltar e se reduz a sua capacidade de movimento, estes nossos irmãos e irmãs tornam-se mais preciosos no desígnio misterioso da Providência. (João Paulo II, Carta aos Anciãos, 1º de outubro de 1999)

Os avós, que durante este dias estão unidos em oração conosco, podem confiar à Sant’Ana seus netos, bisnetos e toda a sua família.

INTENÇÕES DA FAMÍLIA

  • Pelos avós, para que sejam amados e acolhidos com carinho por suas famílias e pelas instituições que estão a serviço deles: Senhor, escutai a nossa prece!
  • Pelos idosos, para que sustentados pelas famílias e pelas comunidades cristãs, colaborem com a sua sabedoria e experiência na transmissão da fé e na educação das novas gerações: Senhor, escutai a nossa prece!
  • Pelos viúvos e viúvas, para que possam ter em Cristo o conforto e o discernimento: Senhor, escutai a nossa prece!

ORAÇÃO FINAL

Sant’Ana, senhora e mestre, por sua intercessão, hoje rezamos com e pelos idosos de nossas famílias e de nossa paróquia. Pedimos graças pelos nossos avós, damos graças pela vida deles. Vós que recebestes Jesus Cristo como neto, vem e visita os avós e anciãos presentes em nossas famílias,  casas e na nossa paróquia, e dai forças para que possam continuar a transmitir a sua sabedoria. Vós que conhecestes a viuvez, consola os que perderam os seus cônjuges e vivem uma vida de saudades e solidão. Por Cristo, nosso Senhor.

  • Sant’Ana, rogai por nós e por nossas famílias

ENCERRE A NOVENA COM O SINAL DA CRUZ

Durante o dia, rezemos 10 ave-marias pelos idosos, pelos avós e pelas pessoas viúvas de nossa família e de nossa paróquia.