logo

Paróquia Sant'Ana

Tempo de renovação!

Estimados irmãos e irmãs, queridos amigos do nosso site paroquial!

Escrevo esta mensagem após chegar da Missa de Finados. Este é um dia oportuno para reflexão, revisão e retomada de direção no que tange a vida humana na sua essência primeira que é a existência.

Carregamos dentro de nós as nossas alegrias, as nossas conquistas, as nossas esperanças, mas também trazemos conosco os nossos questionamentos, as nossas angústias, os nossos anseios, as nossas dores, mágoas enfim dentro de nós há uma tempestade de emoções e contradições. E isso faz que todos nós nos diferenciemos das demais espécies existentes no universo.

Aliás, um universo em que habita segundo as notícias desta semana: 7 bilhões de seres humanos. Quanta história! Quantas vidas! A vida é um constante renovar e um constante transformar.

Ao chegarmos ao mês de novembro, penúltimo mês do ano, já carregamos dentro de nós um sentimento de que fizemos ou não aquilo que deveríamos fazer e que com certeza há muito ainda a ser feito. Neste sentido, somos convidados todos os dias, seguindo o exemplo do ciclo natural e biológico que rege a nossa condição humana, a nos renovar num constante desejo de, olhando o passado, vivermos de forma autêntica o presente e projetarmos no horizonte da fé e da esperança o futuro.

Penso que a célebre frase em latim Carpe Diem que significa “colha o dia” ou “aproveite o momento” nos ajuda a entendermos esta perspectiva de renovação. Pois somente com este sentimento renovador, e porque não dizermos inovador, que a nossa existência terá um sentido e um encanto totalmente diferente!

Padre Wilson Enéas Maximiano
Pároco – Paróquia Sant’Ana de Campinas