Highslide for Wordpress Plugin

Notícias da paróquia › 05/08/2017

Meu chamado: Testemunho Vocacional do Pe. José Carlos

História Vocacional

 

Eu, Pe. José Carlos de Freitas Júnior, sou o primeiro filho de JoséCarlos de Freitas e Ivoní Aparecida dos Santos Freitas. Nasci na cidade de São Paulo, no dia 13 de setembro de 1978, fui batizado na Catedral da Sé no dia 7 de janeiro de 1979, fiz a primeira comunhão no dia 27 de novembro de 1988 e fui crismado por Dom Angélico Sândalo Bernardino – quando era bispo auxiliar da Região Episcopal Brasilândia, no dia 23 de junho de 1996 na comunidade paroquial Santa Rita de Cássia, Região Episcopal Brasilândia Arquidiocese de São Paulo. Tenho um irmão, Camilo, e duas irmãs, Rozângela e Andréia, todos naturais desta metrópole.

Minha história vocacional é um caminho comum, trilhado por muitos jovens, na comunidade eclesial e no trabalho cotidiano desde os meus 14 anos de idade, que começou a tomar forma a partir de uma propaganda vocacional na Rádio América de São Paulo, dos Padres e Irmãos Paulinos, no ano de 1993. Desde o primeiro contato até meu ingresso no seminário passaram-se cinco anos, marcados por correspondências e visitas que o ajudaram no discernimento vocacional.

Ingressei com 18 anos de idade no seminário dos Padres e Irmãos Paulinos (Sociedade de São Paulo) em janeiro de 1998, na comunidade da Cidade Paulina – SP. Na congregação, fui acompanhado por: Pe. Darci Luiz Marin; Frei Pascoal Dalbosco; Pe. Luiz Miguel Duarte; Pe. João Guido Henrique dos Santos (com saudades); Pe. Valdêz Dall’Agnese; Pe. Valdecir Antônio Conte. Emiti os votos religiosos de pobreza, obediência, castidade e fidelidade ao Papa no que diz respeito ao apostolado, em perpétuo no dia 18 de abril de 2009, e fui ordenado diácono pela imposição das mãos e oração da Igreja por Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Blumenau – SC, no dia 14 de novembro de 2009. Morei nas seguintes comunidades: Cidade Paulina (Raposo Tavares) – SP; Caxias do Sul – RS – Seminário de São Ciro; Belo Horizonte – MG; Casa Provincial (Ibirapuera) – SP; Vila Mariana – SP; Caxias do Sul – RS – Centro; Porto Alegre – RS; desde 20 de dezembro de 2012, em Campinas – SP.

Sou Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade São Marcos, na cidade de São Paulo – SP, Bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), na cidade de Belo Horizonte – MG, Bacharel em Teologia na Associação São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), na cidade de São Paulo – SP e Pós-graduado em Formação Humana pelo Instituto de Aconselhamento e Terapia do Sentido de Ser (IATES) com a Faculdade Vicentina (FAVI), na cidade de Curitiba – PR.

Durante esses anos de formação, colaborei na missão paulina de diversas maneiras: na área de produção, difusão, editorial, FAPCOM, na Direção Geral de Apostolado, no Departamento de Audiovisuais (CDs e DVDs) da PAULUS, na Animação Vocacional e na Formação.

Na congregação estamos para servir e enviados a todos os lugares. Desde o ano de 2015, fui eleito Conselheiro Provincial e em 2017 fui nomeado, por seis anos, Delegado Provincial para os Institutos Agregados aos Paulinos: Gabrielinos e Anunciatinas.

Na Igreja local, Arquidiocese de Campinas, a pedido do Arcebispo Dom Airton José dos Santos, assumi como Administrador Paroquial, o serviço de animar e conduzir a Paróquia Sant’Ana de Campinas, desde o decreto do dia 18 de abril de 2017, até a presente data.

Ser religioso e padre paulino é acreditar que Deus nos surpreende a cada instante, tal como meu lema de vida, profissão religiosa e ordenações (diaconal e presbiteral) de São Paulo Apóstolo: “…esse tesouro nós o levamos em vasos de barro,  para que todos reconheçam que esse incomparável poder pertence a Deus e não é propriedade nossa.” 2Cor 4,7.

Peço ao Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida que me ajude a ser fiel à minha Família Religiosa (Família Paulina, composta da seguinte maneira: Irmãs: Paulinas, Pias Discípulas do Divino Mestre, Pastorinhas e Apostolinas; Institutos: Gabrielinos, Anunciatinas, Jesus Sacerdote e Santa Família; Associação dos Cooperadores Paulinos), à Igreja e principalmente aos destinatários da missão que é o povo santo de Deus.

Se você jovem deseja dedicar sua vida à Deus e ao seu projeto, não tenha medo e a exemplo de Maria, seja discípulo missionário da Palavra e na Palavra!