logo

Paróquia Sant'Ana

Juventude paroquial participou do DNJ 2015 em Indaiatuba (SP)

Realizado no dia 26 de novembro, domingo, no Ginásio Municipal de Esportes de Indaiatuba (SP). O Dia Nacional da Juventude (DNJ) organizada pela Arquidiocese de Campinas teve a participação do grupo Jovens PaFieEs da Paróquia Sant’Ana de Campinas, inclusive na organização do evento em si. Abaixo, conheça os testemunhos de três jovens da Paróquia que tiveram a oportunidade de estar presentes e, também, estarem à frente da organização do DNJ deste ano:

Testemunho 1 – “Juventude Construindo uma Nova Sociedade”Inspirados pelo Tema; “Juventude Construindo uma Nova Sociedade”, os jovens da Arquidiocese de Campinas reuniram-se no domingo, dia 29moniquele de novembro, no Ginásio de Esportes de Indaiatuba-SP, para celebrar o 30º Dia Nacional da Juventude (DNJ). Preparado pelos líderes da juventude e com o apoio do Pe. Jonas Barbosa da Silva, Assessor da Juventude na arquidiocese, e Pe. Dom Filipe de Almeida, o evento deu inicio com a Celebração Eucarística as 09:00 da manhã, presidida pelo Vigário Geral Monsenhor Rafael Capelato e concelebrada pelos Padres, Thiago Luziano Leite, Pároco da Paróquia São José de Elias Fausto e pelo Assessor da Juventude na arquidiocese Padre Jonas Barbosa. Seguido com oficinas, louvor e Adoração.Durante todo o dia os jovens puderam adorar a Jesus Sacramentado que ficou exposto em uma capela que foi montada especialmente para o evento. Com o intuito de formar e informar a juventude de forma prática na realização de diversas atividades pastorais ou cotidianas, tendo sempre como referência a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo, também foram realizadas durante toda a manhã oficinas sobre, Reforma política, Papa Francisco, Tenda Redentorista, PJ Canto e Verso, Yoga, Juventude e Resistência, Discriminação Racial, Jornada Mundial 2016, Pastoral Carcerária contra a redução da Maioridade Penal, Mídia e Imagem, Violência contra Mulher Grafite, Hip-hop e Zumba. Encerrando com a Adoração ao Santíssimo Presidida por Dom Filipe Almeida.

Frase: “Os jovens são chamados a testemunhar uma Igreja em saída.”
(Moniquele Cruz – representante da PJ paroquial na Arquidiocese de Campinas e na Forania Sant’Ana)

Testemunho 2 – Ser jovem levando o consolo com alegria

Em comemoração ao dia Nacional da Juventude (DNJ), jovens de várias cidades de nossa Arquidiocese puderam iniciar seu domingo dia 29 combruna reis uma belíssima, podendo desde então ir acalmando seu coração e ir entrando em clima de comunhão com Jesus. Durante a celebração pude perceber o verdadeiro sentido de um jovem na nossa igreja, cada um com seu jeitinho diferente de ser, cada olhar, sorriso, atitude, gestos, pelo momento em que estavam vivenciando. Após as celebrações houve diversas oficinas, no qual puderam participar em pressa, sem corre corre, claro, tudo para se divertirem e aprender, ter uma experiência em cada oficina que participavam. Eu particularmente não consegui participar de todas as oficinas, mas uma que chamou a atenção, foi a pastoral carcerária, uma pastoral no qual “liga” o ser humano à Deus, ou melhor, cada pessoa dentro do presídio escuta a palavra de Deus, tem conselhos, tem a oportunidade de expor seus pensamentos, sentimentos, sonhos, desejos de conquistas, e isso me chamou a atenção, pois para lidar neste trabalho é necessário muita força, coragem, e claro a FÉ para transmitir para cada um deles. Não é fácil, mas com a alma limpa, com o discernimento e sabedoria dado por Deus, leigos e Padres fazem o belíssimo trabalho. Essa pastoral me deixou emocionada, afinal, levar uma palavra de consolo, de ânimo para quem esta no fundo do poço é uma grande benção! Houve bandas na parte da tarde para alegrar os jovens com as maravilhosas músicas. Para finalizar o dia tivemos a oportunidade em participar de uma singela e maravilhosa adoração ao santíssimo, e mais uma vez percebi os jovens se entregando, dando glória a Deus, deixando-se ser conduzido por Jesus. Que venha o DNJ 2016! #dnj2015 #30anos #juventudedeJesus

Frase:  “Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota.”

(Bruna Reis – jovem líder pertencente à Igreja Matriz)

Testemunho 3 –  Celebrando a Juventude
Celebrar o Dia Nacional da Juventude em comunhão com todos os jovens da Arquidiocese de Campinas foi uma experiencia única de Fé, amor,andreza espiritualidade e alegria! No DNJ pudemos testemunhar a alegria de ser jovem , e principalmente de ser jovem CATÓLICO!!!!! Um dia que ficará na nossa memória, na nossa história, no nosso coração!! Obrigada a todos que participaram e que organizarem.. Foi especial, foi show. E que venha DNJ 2016!!!!!!!!!!! #tamujuntu #dnj2015indaiatuba
 (Andreza Soares – coordenadora do grupo Jovens PaFiEs – Paróquia Sant’Ana de Campinas)
Veja algumas fotos do  Dia Nacional da Juventude 2015:

João Paulo Pereira