Highslide for Wordpress Plugin

Notícias da paróquia › 09/10/2015

Andreza Soares fala sobre os projetos da PJ

Andreza Soares, anunciada no último CPP (06/10)  pelo pároco, Padre Wilson Maximiano,  como nova coordenadora da Pastoral da Juventude, dá uma entrevista falando sobre os os suas expectativas e  projetos para a PJ Sant’Ana Cps:

Andreza Soares, a nova coordenadora da PJ Sant'Ana de Campinas

Andreza Soares, a nova coordenadora da PJ Sant’Ana de Campinas

PASCOM: Andreza, como está o seu coração diante da coordenação que você assumiu recentemente da Pastoral da Juventude Sant’Ana de Campinas?

Andreza Soares: Bom, sinto um misto de ansiedade, alegria, vontade, e as vezes até mesmo um pouco de insegurança, mas especialmente nestes momentos, busco a Fé dentro de mim, através da oração, e me sinto encorajada novamente para esta nova jornada que se inicia.

PASCOM: De que forma você acolheu esse chamado de Deus?

Andreza Soares: Como um serviço, sem dúvida. Coordenação não é status, é trabalho com a comunidade, para a comunidade e principalmente para a juventude e com a juventude.

PASCOM: O que se pode esperar da sua coordenação?

Andreza Soares: Acredito muito no trabalho feito em conjunto, pautado na participação, no diálogo, isso é muito enriquecedor e proporciona experiências em comunidade maravilhosas, por isso penso que a participação de todos os jovens será fundamental, e é isso que podemos esperar neste novo ciclo: abertura, oportunidades, participação, construção em comunhão na caminhada Cristã.

PASCOM: Quais os projetos de sua coordenação?

Andreza Soares: Penso muito na necessidade de se trabalhar por eixos: espiritualidade, formação, ação social, recreação, artes, e de se fazer atividades voltadas para cada um desses eixos, de forma a contemplar a magnitude do serviço cristão e a necessidade e busca  dos jovens , contribuindo na espiritualidade jovem, na sua formação, na sua ação como cristão e nas diversas formas de se evangelizar e de louvar a Deus  através das artes, e também na alegria essencialmente jovem de brincar, rir, de se ter amigos. Todo o projeto da Juventude de 2016 será pautado nesses eixos, e apresentado aos jovens da paróquia para que possam contribuir em sua construção, ainda no mês que vem.

PASCOM: Quais as principais necessidades que você percebe na Juventude Sant’Ana Cps?

Andreza Soares: Sinto que estamos em um processo de renovação, desde a jornada Mundial da Juventude em 2013, por isso sinto que falta entrosamento, união… embora os encontros quinzenais, tem melhorado sensivelmente esta questão, ainda sim, vejo a necessidade de maior convivência entre os jovens das comunidades. Também sinto a necessidade de uma formação mais precisa a respeito da Própria Doutrina da Igreja, e também mais eventos de espiritualidade, que fortaleçam e nos unam na Mesma Fé em Cristo.

PASCOM: De que forma você incentivará a juventude a participar das atividades na Igreja?

Andreza Soares: Acredito que está na hora de irmos até os jovens, e não somente fazer o convite e esperar até que eles venham, é hora de conversamos com eles, nos aproximarmos mais, conhece-los, para que eles se sintam encorajados e acolhidos dentro da pastoral, outro ponto é que  fazendo-os participar do processo de construção das ações, eles se sentirão mais próximos das atividades, aquilo que está sendo feito tem uma parte deles , isso é muito importante pois faz com que o jovem se identifique com a pastoral, com a Igreja, com os irmãos.

PASCOM: Um dos grandes projetos que já está realizando é a colaboração da PJ Sant’Ana de Campinas no DNJ da Arquidiocese de Campinas (Dia Nacional da Juventude). O que é o DNJ? Quando e onde será realizado? Como será essa colaboração? O que você espera do DNJ? Quantos jovens de nossa paróquia são aguardados?

Andreza Soares: O DNJ, o Dia nacional da juventude, é um uma data comemorada em todo país, sempre no último domingo de outubro, com eventos que buscam integrar, divertir, evangelizar e proporcionar ao jovem uma reflexão profunda sobre seu protagonismo na sociedade e na Igreja!!!! O evento tem o ponto alto na santa Missa, também há shows católicos, apresentações artísticas, oficinas culturais e debates. Este ano será realizado no dia 29 de novembro na cidade de Indaiatuba. Nossa pastoral está participando ativamente da elaboração do evento, ajudando na parte litúrgica da missa, da elaboração do folder oficial, com o nosso querido Joao Paulo e também em parceria com a família Eclipse, companhia que estará colaborando com as oficinas de grafite e dança, e também com a apresentação de Hip Hop!!
Espero que o DNJ nos de animo, alegria de sermos jovens discípulosde Cristo e que também nos auxilie a perceber nossa importância como membros da Igreja!!! Nossa paróquia aguarda em média de 30 a 40 jovens que irão participar do DNJ!!!

PASCOM: Deixe um recado para a Juventude Sant’Ana Cps:

Andreza Soares: Galera, espero que possamos “ agitar” nossa paróquia, mostrando todo o amor de cristo com toda nossa JUVENTUDE, que por meio de nosso TESTEMUNHO digam “ Vejam como eles se amam”!!! De minha parte posso dizer sempre que estarei a serviço de Cristo por meio de vocês, qualquer coisa contem comigo, porque já estou contando com vocês. Que possamos aproveitar tudo aquilo que nos vivenciamos de bom para construirmos algo ainda melhor, sempre em Cristo Jesus, e com Maria, nossa mãe amada!!!

Um abraço, fiquem com Deus!!

#tamojunto!!!!

Entrevistada realizada por: João Paulo Pereira