Highslide for Wordpress Plugin

Reflexão: Fiquem vigiando, o Messias está chegando [Pe. Roni Hernades]

advento-blogEstamos nos aproximando do tempo do Advento, que significa “chegada, aproximação, vinda”. Esse tempo nos convida a ficarmos em alerta, pois o Messias está chegando. Por isso, é tempo de preparar o nosso coração para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. O tempo do Advento começa com o primeiro domingo após a solenidade de Cristo Rei e se estende até o domingo antes da solenidade do Natal do Senhor.

Esse tempo litúrgico é formado por dois períodos: o primeiro começa com a celebração do primeiro domingo do Advento e vai até o dia 16 de dezembro, momento em que se evidencia o aspecto escatológico e procura-se orientar as pessoas para a vinda gloriosa de Cristo. O segundo começa no dia 17 de dezembro e se estende até o dia 24. Nesse período, se evidenciam textos que orientam o povo para a preparação da celebração do Natal do Senhor. É importante salientar que nesse tempo litúrgico aparecem três figuras bíblicas, que marcam o advento de Jesus: o profeta Isaías, João Batista e Maria, a mãe de Jesus.

O profeta Isaías é escolhido porque nele encontra-se, mais do que nos outros profetas, um fulgor de esperança que confortou o povo pelo caminho. Mesmo em momentos difíceis da vida, Isaías anunciava a esperança para os homens de todos os tempos. JoãoBatista, por sua vez, é o último dos profetas e traz consigo uma mensagem de compromisso com Jesus. Ele encarna, portanto, o verdadeiro espírito do Advento. Sua intervenção é sinal de Deus no meio do povo. Como prenunciador do Messias, ele tem a responsabilidade de preparar os caminhos do Senhor (Is 40,3). A figura de Maria é muito importante no Advento, pois ela coopera no mistério da redenção. Maria é protótipo da humanidade redimida, o fruto mais excelso da vinda redentora de Cristo.

adventpO tempo do Advento também possui quatro semanas e, por isso, quatro domingos celebrativos. Cada domingo tem uma característica própria. O primeiro domingo fala da espera vigilante do Senhor que vai chegar. O segundo domingo nos convida à vivência e experiência da conversão, mediante a pregação do profeta João Batista. O terceiro domingo nos chamaa caminhar com Jesus que veio para animar as nossas vidas. O quarto domingo nos anima a celebrar a vida nova com o Emanuel, o Deus conosco. Ele está no meio de nós, para plenificar a nossa vida de sentido.

A comunidade cristã, com a liturgia do Advento, é convidada a viver algumas atitudes essenciais à expressão evangélica da vida: a espera vigilante e jubilosa, a esperança e a conversão. Durante o tempo do Advento, a Igreja vive a espera de Israel em níveis de realidade e manifestação definitiva dessa realidade, que é Cristo. Também é tempo de celebrar o Deus da esperança, que nos convoca a entrar na roda da vida, e essa esperança se conquista com as mãos, com os pés e com o coração cheio de alegria. Através da pregação de João Batista, o Advento nos convida à experiência da conversão para preparar os caminhos do Senhor e acolher seus ensinamentos em nosso meio. Que nossas comunidades sejam iluminadas pela espera vigilante e jubilosa, pela esperança e pela conversão, e que elas encontrem nas palavras de João Batista o caminho necessário para a vivência e experiência dos valores do Reino de Deus.

ronni01

Autor: Padre Roni Hernandes, ssp, animador vocacional dos Padres e Irmãos Paulinos. Também, há cerca de 02 anos, é padre-colaborador da Paróquia Sant’Ana de Campinas.