Highslide for Wordpress Plugin

Notícias da paróquia › 05/04/2017

8ª Vigília Jovem Pafies: entrevista com Andreza Soares

 

No dia 13 de abril, a Pastoral da Juventude da Paróquia Sant’Ana de Campinas
promove a 8ª Vigília Jovem PaFiEs. O início será às 23h00 com Adoração Eucarística presidida pelo pároco Pe. Wilson Maximiano. O evento será encerrado no amanhecer da Sexta-Feira Santa, 14 de abril, às 05h30!Em entrevista, a coordenadora paroquial da Pastoral da Juventude explica detalhes sobre a Vigília de 2017.

 

PASCOM SANT’ANA: O que é a Vigília Jovem?

Andreza Soares: A Vigília Jovem é um evento organizado pela   Pastoral da Juventude da Paróquia Sant’Ana de Campinas, na madrugada de Quinta para Sexta-Feira Santa! A ideia é proporcionar aos jovens momentos de espiritualidade, de reflexão, de vivência de fé.  Nesta noite, colocamos os jovens como os discípulos de Cristo, os quais são chamados a orar e vigiar com ele, nesta noite santa, onde Jesus vive sua agonia no Horto das Oliveiras, se preparando para o sofrimento da Cruz, que se aproxima!  Os Jovens, assim como os discípulos, são chamados a estar do lado de Jesus, seja através da adoração, partilha, palestras, via sacra, confissão, enfim das inúmeras atividades que compõem a nossa VIGÍLIA JOVEM!!!

 

PASCOM SANT’ANA: Como surgiu a Vigília Jovem?

Andreza Soares: A Vigília Jovem surgiu há 8 anos, unindo os anseios da Juventude, por um momento de espiritualidade mais profundo, mas adaptado à linguagem dos Jovens, com a iniciativa do nosso pároco, Padre Wilson, que trouxe a ideia deste formato de Vigília de suas experiências vividas em outras paróquias.

 

PASCOM SANT’ANA: Como você avalia a participação dos jovens na Vigília do ano passado?

 Andreza Soares: Ano passado a Juventude participou ativamente da Vigília, não só emquantidade (por volta de 80 jovens presentes) mas, vivenciando de maneira profunda a misericórdia do Pai, se entregando a ela, por meio dos momentos de oração, de reflexão, música e adoração, tornando a Vigília uma experiência única e rica de fé! Tudo em comunhão, fraternidade e união!

 

PASCOM SANT’ANA: Para você, como a Vigília pode funcionar como instrumento de evangelização da juventude católica?

Andreza Soares: A Vigília, proporciona uma experiência espiritual muito especial, e para alguns, muito única, onde o jovem recebe o chamado para permanecer ao lado do Cristo, que dentro de algumas horas será condenado e crucificado por nossos pecados! Este mesmo Cristo, aceita aquele jovem como ele é, com as marcas de tudo o que viveu até aquele momento! A partir desta experiência, vivenciada por ele e outros jovens que compartilham da mesma fé que ele, portanto, o jovem reconhece o amor de Jesus por ele, e assim muitos corações são transformados. Toda a experiência da Vigília é pensada, organizada na linguagem do Jovem, então, animação, músicas, palestrantes, dinâmicas, tudo feito dentro do contexto jovem, para ele perceber que ser Jovem não impede de estar com Cristo, estar na Igreja, mas que ele pode fazer a diferença, afinal a Igreja é viva, a Igreja é JOVEM!

 

PASCOM SANT’ANA: Qual é o tema central deste ano?

Andreza Soares: Em virtude de estarmos vivenciando o Ano Nacional Mariano, toda a Vigília será pautada nesta temática. Tendo como tema central: “Caminhastes no calvário com teu filho, te convido a caminhar também comigo”, e o lema: ”Mãe, eis aí teu filho. Filho, eis aí a tua mãe. ”

 

PASCOM SANT’ANA: Como será a Vigília deste ano? Você poderia antecipar o nome de alguns palestrantes?

 Andreza Soares:  A Vigília deste ano promete ser um momento especial na nossa fé.Cabe a cada um abrir o coração e se propor a viver um momento único na sua vida. A partir do tema Mariano, queremos vivenciar ao lado da Mãe, todas as dores de Jesus no Calvário, e deixar que cada jovem se entregue a Ela, tendo como Mãe que ama a todos e conduz à salvação, junto ao Seu filho amado. Haverá oração, dinâmicas, palestras e outras surpresas.  Contaremos com a presença do nosso querido pároco padre Wilson e também do Pe. José Carlos, também muito querido pela juventude. Além da animadora Erenice, nossa parceira, uma pessoa muito boa e que vai nos ajudar muito. Além disso, teremos a companhia e participação especial dos seminaristas Paulinos. É claro que haverá outros colaboradores, tantos que prefiro não citar o nome. Várias pastorais irão contribuir conosco, além de tantos outros leigos. Enfim, um grande time, que estará lado a lado com os jovens, na Vigília!

 

PASCOM SANT’ANA: Como fazer a inscrição?

Andreza Soares: Não é necessário fazer inscrição prévia, o evento é aberto a todos.

 

PASCOM SANT’ANA: O evento é pago?

Andreza Soares: Não, não há nenhuma taxa para entrar na Vigília. Só pedimos a

colaboração com 1 quilo de alimento e ou roupas usadas para serem doadas aos mais

necessitados.

 

PASCOM SANT’ANA: Poderia deixar um convite aos jovens?

Andreza Soares: Jovem, entregue-se ao Cristo de todo o seu coração, deixe que ele cure suas feridas, não tenha medo! Nesta Vigília, a Mãe Maria Santíssima te convida a caminhar com ela, vivendo as dores do calvário junto à seu Filho amado!!! Abra seu coração para Maria, para Jesus!!!! Não deixe que nada te impeça de vivenciar este momento único, especial e profundo!!Participe da Vigília Jovem, não perca mais tempo!!! Esperamos por vocês, dia 13 de abril, às 23h00, na Comunidade Santa Teresinha ! #vigíliajovem #vemtodomundo

Andreza Soares – Pastoral da Juventude

 

Acesse a página no Facebook do Grupo de Jovens: clique aqui

Acesse o evento da 8ª Vigília Jovem PaFiEs: clique aqui

Endereço  do evento: Comunidade Santa Teresinha – Rua Nova Iorque, 101, Parque São Quirino, Campinas, SP

Mais informações: (19) 3256.4546

Entrevistador: João Paulo Pereira