logo

Paróquia Sant'Ana

Missas da Quarta-feira de Cinza

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, serão realizadas três Missas de Cinzas: Matriz Sant’Ana (Jardim Santana), comunidade Santa Teresinha (Parque São Quirino) com participação da Comunidade Santo André, comunidade São José Operário (Jardim Nilópolis) com participação da comunidade Sagrada Família e São João Batista.

Com a celebração da quarta-feira de Cinzas  tem início na vida da Igreja  o tempo da Quaresma, tempo de conversão e preparação dos cristãos Quarta-feira de Cinzaspara a celebração do Mistério Pascal de Cristo.

Podendo também ser designada por Dia das Cinzas é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, onde através do Jejum, da Caridade e da Oração, o cristão é chamado a recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o presidente da celebração utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos séculos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus.

Neste ano, todas as três celebrações serão realizadas a partir das 19h30.

Mais informações: (19) 3256.4546 (secretaria paroquial)